O Hacker Português:
------------------------------------------

by secretos

Após uma investigação de 3 meses, a recolher informações, finalmente consegui finalizar a primeira estatística sobre a comunidade hacker Portuguesa. A primeira conclusão foi que a maioria dos hackers portugueses usam nicknames ingleses, buscando influencias aos computadores, à Net, a filmes ou grupos musicais. É raro encontrar hackers com "alcunhas" puramente portuguesas.
A faixa etária em que se encontram a maior parte dos hacker's é entre os 17 e os 23 anos.
52,3% dos hackers portugueses vive na zona da Grande Lisboa, 32% na zona do Grande Porto e 15,7% no restante território nacional.
Um hacker lusitano tem computador à 10/11 anos e passa em média entre 4 a 9 horas por dia em frente ao computador.
50% dos hackers são Universitários, 40% está a estudar no secundário e os restantes 10% trabalham.
Quase todos os hackers gostam de ler. Por ordem decrescente costumam ler as seguintes revistas, jornais ou zines: Cyber.net, Exame Informática, Phrack, .pt zine (!!!), Linux Journal, PC Magazine, Blitz, Wired, 2600, etc...
Os Portugas nos seus computadores usam em "plena harmonia" o windows95 e Linux, sendo de igual número o pessoal que usa RedHat e Slackware. Tambem existe hacker's que usam o Windows NT em vez do 95 e outros SO's tais como SunOS, NOVELL, SCO Openserver, etc....

No que toca a gostos musicais, eles são muito dispersos, mas quase todos gostam de ouvir musica "pesada" tal como Metal, Gothic, Punk e Industrial. Para citar alguns grupos preferidos: Prodigy, Marylin Manson, Metallica, Moonspell, Nirvana, Garbage, etc...

O hacker standard Português:

- tem em média 19/20 anos;
- mora nos grandes centros urbanos de Lisboa ou Porto;
- é estudante universitário;
- usa computador há 10 anos;
- passa em média entre 6 a 8 horas em frente ao computador;
- Usa um Pentium a correr Windows95 e Linux (RedHat ou Slackware);
- para ele hacker é auto-aprendizagem;
- costuma ler a Cyber.net, a Phrack e a Exame Informática
- Gosta de música "pesada" e adora Prodigy;

Saindo fora das "estatísticas" obtidas e passando para minha a convivência IRL (IN Real Life) com alguns hackers, posso-vos adiantar algumas particularidades.

Um hacker é uma pessoa normal, veste-se como uma pessoa normal, tem amigos, tem hobbies (alem dos computadores, claro), tem namorada, estuda ou trabalha honestamente.
O conceito de o hacker ser um tipo magrinho, com óculos, de jeans, T-shirt, sapatilhas e ser um solitário é pura fantasia de certos media e das pessoas que não estão dentro deste meio.

A diferença que noto entre um hacker e uma pessoa normal é que o hacker se não sabe alguma coisa vai procurar info sobre ela, investiga, explora até ficar satisfeito com as respostas, enquanto a pessoa normal pede a alguém que lhe explique ou paga a alguém que lhe explique. É este gosto pela auto-aprendizagem, pela investigação e exploração dos problemas que torna um hacker uma pessoa especial.